Projeta-te em Faro
Rua do Prior
Rua do Crime

A Rua do Prior tem início na Rua 1º de Maio e fim na Rua de São Pedro.
«Em relação à Rua do Prior (...) ignora-se qual o prior que evoca. Apenas se sabe que correspondia às antigas Ruas das Adegas e do Chibé» (Viegas, 2003, p. 70)
Pertence à união das freguesias de Faro (Sé e São Pedro) e é parte integrante do centro histórico e respetiva área de reabilitação urbana do Bairro Ribeirinho.
Mapa 1 - Informações da Rua de Faro (fonte: http://mapas.cm-faro.pt/)
Mapa 2 - Usos e Funções do Bairro Ribeirinho (fonte: http://cms.cm-faro.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Urbanismo/Regeneracao_Urbana/Atual/ARU%20Bairro%20Ribeirinho.pdf)
Mapa 2 - Valor Patrimonial do Edíficado
(fonte: http://cms.cm-faro.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Urbanismo/Regeneracao_Urbana/Atual/ARU%20Bairro%20Ribeirinho.pdf)
Neste contexto de caraterização, é imperativo conhecer os objetivos fundamentais do Área de Reabilitação Urbana do Núcleo Histórico Bairro Ribeirinho e a classificação dos edifícios presentes no local.
Para que a requalificação seja realizada em conformidade com a lei, é necessário atender aos Regulamentos da Urbanização e da Edificação do Município de Faro, que nos informam acerca das limitações de intervenção nos edifícios (Secção II - Condições especiais de intervenção em imóveis de valor patrimonial - artigos nº59-62)
Mapa 3 - Morfologia urbana (fonte: http://cms.cm-faro.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Urbanismo/Regeneracao_Urbana/Atual/ARU%20Bairro%20Ribeirinho.pdf
De acordo com o documento, Área de Reabilitação Urbana, o Bairro Ribeirinho, constitui parte da zona histórica da cidade de Faro, integrando a categoria de Espaços Urbanos Históricos nos termos do disposto no n.º 2 do Artigo 53.º do regulamento do PDM. «(…) correspondem a áreas especialmente importantes sob o ponto de vista histórico, cultural e ambiental do concelho, integrando edifícios ou conjuntos construídos de especial interesse urbanístico e arquitectónico, pelo que deverão ser mantidas as características urbanísticas das malhas e preservadas as características arquitectónicas dos edifícios de maior interesse(…)».

Esboço 1 - Rua do Prior Nascente

Esboço 2 - Rua do Prior Poente
A Rua do Prior serve de elo de ligação a outras ruas de Faro, verificando-se várias travessas ao longo da mesma:
-
Rua do Prior Nascente: Rua 1º de Maio; Travessa das Cocheiras; Rua do Capitão Mor; Travessa de S. Pedro; Rua de São Pedro.
-
Rua do Prior Poente: Rua 1º de Maio; Travessa dos Arcos; Rua de São Pedro.






Galeria 1 - Travessa das Cocheiras; Travessa dos Arcos; Rua do Capitão Mor; Travessa de S. Pedro | Fotografas de Patrícia Ponte
Referências:
Divisão de Regeneração Urbana – Departamento de Urbanismo. (2011) Área de Reabilitação Urbana – Bairro Ribeirinho. Câmara Municipal de Faro. Disponível em: http://www.cm-faro.pt/menu/782/areas-de-reabilitacao-urbana.aspx [Consult. 17-03-2016 21:55]
Pires, C. (2004). Estudo Toponímico Concelho de Faro.
Regulamentos Municipais de Urbanismo – Regulamentos da Urbanização e da Edificação do Município de Faro. (2012). Câmara Municipal de Faro. Disponível em: <http://www.cm-faro.pt/menu/319/regulamentos.aspx#urbanismo> [Consult. 17-03-2016 01:09]
Serviço de Recuperação Urbana da Câmara Municipal de Faro
Viegas, L. (2003). Histórias à solta nas ruas de Faro. Faro: AJEA Edições (1º Edição)