top of page

Rua Cor de Rosa

A Rua Nova do Carvalho, mais conhecida como a Rua Cor de Rosa, é um projeto de intervenção urbana no Cais do Sodré do Atelier do Arquiteto José Adrião.

Antes de ser denominada Rua Cor de Rosa, a Rua Nova do Carvalho era conhecida como uma zona de bordéis, frequentados pelos marinheiros que aportavam em Lisboa, e de bares mal-afamados.

 

De acordo com a Agenda Cultural de Lisboa online, o «projeto, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, Associação Cais Sodré e Absolut Vodka, insere-se na estratégia de reabilitação do bairro e tem como objetivos:

  • contribuir para a requalificação, recuperação e limpeza da rua;

  • facilitar a ordenação de esplanadas;

  • melhorar a iluminação;

  • potenciar novas valências de comércio e atividades em diferentes horários;

  • e reforçar as indiscutíveis valências culturais e criativas já presentes no bairro».

 

O projeto tem por base uma intervenção ao nível do pavimento que foi recuperado e colorido precisamente de cor de rosa, nivelamento de passeios, e introdução de oito estruturas tipo Mupi que irão suportar uma galeria de arte ao ar livre, a Absolut Pink Gallery.

Rua Cor de Rosa
Rua Cor de Rosa de dia
Rua cor de Rosa de noite
Arte na Rua Cor de Rosa
Atividade na Rua Cor de Rosa
Rua Cor de Rosa
Rua Cor de Rosa

Esta rua é utilizada como objeto de comparação para o nosso projeto de intervenção artística na Rua do Prior, uma vez que o projeto teve objetivos semelhantes aos que nos propusemos analisar relativamente à Rua do Prior. Graças ao sucesso e resultados que o projeto da Rua Cor de Rosa obteve, inspiramo-nos neste e pretendemos adotar uma atitude similar: conceder a um espaço problemático uma nova interpretação.

Referências:

Agenda Cultural de Lisboa. URL: http://www.agendalx.pt/evento/rua-cor-de-rosa#.VuvR8NKLRdg - consultado a 13-04-2016 (14h31)

 

Santos, L. J. (2013, 6 de Setembro). A rua cor-de-rosa de Lisboa. P3 Público. URL: http://p3.publico.pt/vicios/em-transito/9238/rua-cor-de-rosa-de-lisboa

bottom of page